HISTÓRIA DAS MENSAGEIRAS NO BRASIL

Em 1949, Minnie Lou Lanier, missionária norte-americana, começou a trabalhar com a União Feminina Missionária Batista do Brasil, que naquela época se chamava União Geral de Senhoras.
Até então, as meninas de nove a quinze anos eram encaminhadas à Sociedade de Crianças (hoje, Amigos de Missões) ou à Sociedade de Moças (hoje, Jovens Cristão em Ação), quando não ficavam sem participar de qualquer organização missionária. Após quatro anos no Brasil e preocupada com a vida espiritual dessas meninas , Minnie Lou, iniciou a organização Mensageiras do Rei, a mais nova organização da União Feminina Missionária Batista do Brasil.
Nos dois primeiros anos o desenvolvimento da organização não foi grande, apenas três igrejas do Rio de Janeiro possuíam esta sociedade.
Em 1950, foi realizado o primeiro acampamento das Mensageiras do Rei.
No início do trabalho de Minnie Lou, teve que viajar muito para divulgar a nova organização. Falava às igrejas, incentivando-as a organizarem Mensageiras do Rei, além de orientar e preparar a liderança. Graças ao seu espaço , em 1951, já existia 35 sociedades.
No início, o trabalho das Mensageiras do Rei nem sempre era bem recebido, pois havia muitos crentes que se preocupavam com o fato de haver, no antigo sistema de graduação, o passo de rainha. Achavam que a União Geral de Senhoras, indiretamente, estaria incentivando a vaidade e o mundanismo entre as adolescentes. Outros eram contra o uso de vestidos longos, que eram usados durante os programas de reconhecimento. Havia também aqueles que se opunham do uso da coroa, símbolo do passo de rainha, mesmo que fosse por instante apenas, pois tão logo eram coroadas, instruídas pela zelosa líder, ao som do cântico do hino “Coroai”, do Cantor Cristão, toda as rainhas depunham suas coroas sobre uma Bíblia aberta, enquanto diziam: “Coroai os Reis dos reis”.Com esse gesto simbólico, depositavam suas coroas aos pés do seu Mestre e Senhor, a quem elas tanto estavam aprendendo a amar e glorificar.
Sempre pronta a fazer adaptações de acordo com o local, conforme ensina a Palavra de Deus em Romanos 14.19, revistada da sabedoria do alto, Minnie Lou ouviu a respeito a opinião da liderança das igreja que visitava. Com isso , foi ganhando a simpatia e a confiança de todos, até mesmo aquelas pessoas que haviam colocado frontalmente contra a organização por motivo como os que foram mencionados. E assim, novas sociedades foram surgindo em todo Brasil .

Um comentário: